sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O NÚMERO UM DO ANO (14/01/2011 – DIA26)

Sandra foi a comandante da NAVE MÃE hoje a caminho de Évora. Fomos conhecer a Capela dos Ossos na Igreja de São Francisco. Por lá povo é meio ranzinza. São típicos portugueses, né? Mas valeu por conhecer a Capela dos Ossos. Foi uma experiência diferente de todas as igrejas que passamos durante a viagem. É um clima pesado dentro dela. Próprio para uma reflexão interna sobre a vida.


Tinhamos que voltar a tempo de ver a apresentação da Vivi. Mas a Maria (GPS) acabou com nossa programação. Já não era de hoje que percebemos que a Maria só nos põe em caminhos longos e demorados. Algumas vezes que, por pura sorte caímos em vias-rápidas (rodovias) a Maria sumia. Só nos guiávamos pelo mapa dela e também um impresso grandão que ganhamos da Lucyene. Parece que era até melhor assim. Pois chegávamos mais rápido. Gastávamos mais com pedágios, mas que era rápido isso era. Mas como descobrimos tarde de mais as vias-rápidas, não foi possível chegarmos a tempo para ver a Vivi.
De volta a casa a noite, o casal não estava. Eles nos deixaram com um dos molhos de chaves deles os dois dias. Eu lembro que sempre preferi que as chaves ficassem com a Sandra... Na porta do prédio ao chegarmos, a Sandra estava com uma vontade louca para fazer o número um. E dá-lhe a Sandra a procurar as chaves... Procuramos por todo o chão do carro. A Sandra virou a bolsa dela inteira na calçada e nada das chaves. Eu dizia para ir num cantinho e fazer na rua mesmo... Nem havia movimento na redondeza... Ela me dizia que nunca havia feito xixi na rua antes. Chegou uma hora que ela não aguentou. Schhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh... Depois dela fui eu. Depois, por curiosidade abri minha bolsa e as chaves estavam lá! (KKKKK) A Sandra ficou puta comigo! Ela até pediu pra eu correr! (KKKKK) Eu fiz a amiga refletir: foi o primeiro xixi na rua dela e, na Europa. (KKKKK) Finaaaaaaaaaaaaaaa!!!

MISTO DE MUITA ALEGRIA E CORAZÓN PARTIDO (13/01/2011 – DIA25)

Chegamos ontem a noite na casa da Vivi. Ela estava no curso, mas fomos gentilmente recebidos pelo Nuno. Enquanto aguardávamos a amiga, conversamos, bebemos cerveja, vinho... O Nuno mostrou o apartamento para nós, inclusive a foto que dei para ela de nós dois juntos em São Tomé das Letras e lhe dei no dia de sua partida. Falamos de Brasil, de Portugal e nem vimos o tempo passar.
O curso da Vivi terminava a meia noite. Fiquei surpreso com o horário para um curso. Mas descobri que os portugueses têm hábitos noturnos mesmo.
Era quase uma hora da manhã quando o Nuno ouviu os barulhos da Vivi a chegar. Ele apagou a luz e, Sandra e eu ficamos de frente com a porta. SURPRESAAAAAAA!!! Nós nos abraçamos muito. Não via a Vivi desde sua partida do Brasil em 29 de janeiro de 2010. Muita saudade.
Antes de sairmos para conhecer Coimbra, pedi para a Vivi que deixasse eu dar uma ligadinha para minha mãe. Falei com ela, disse que estava bem e que logo estaria no Brasil. A minha irmã quis falar comigo. Ela queria me contar uma coisa que eu sempre quis por ela, sempre soube da vocação dela e me entristecia por ela deixar o tempo passar e dizer não precisar mais. Faculdade de veterinária. Ela me contou muito emocionada que iria fazer o vestibular no próximo sábado e que pensou muito em mim para tomar esta decisão. Chorei ao telefone emocionado pela novidade. E prometi a minha irmã que em Fátima, amanhã, ascenderia uma vela por ela.
Lembrei-me de mais uma coisa. Hoje era dia de ver o resultado do processo seletivo que fiz para o curso de Marketing numa ETEC de São Paulo. Vai ser muito importante para mim este curso. É uma oportunidade de me reciclar na minha área depois de seis anos de formado. E, melhor ainda, gratuito! Governo do estado. Pois bem. Pedi para a Vivi que deixasse eu usar seu computador e...
ALBUKA É SEGUNDO COLOCADOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU...
Foi mais um momento para eu chorar e dar mais uma liggadinha rápida para contar a novidade. A Sandra filmou tudo, viu! (RS)
Mais uma de internet para tremer: Minha expectativa da Espanha... Aquele papelzinho escrito ALBUKA ALBUQUERQUE para me procurar no facebook que falei para Sandra e para a Vivi por várias vezes que não seria correspondido... Pois bem. Quando abri o facebook, lá estava. Aceitei e ao ver as fotos isso mexeu comigo. Estive com tudo o que eu sempre quis. Parece que todos os cheiros, sabores e palavras voltaram a mexer com meus sentidos. Creo que estoy enamorado. O pior de tudo é que me lembro de ter dito aquela noite “No puedo enamorame de ti.” Como eu fui burro, como eu fui burro... Bem, me restou o consolo da Sandra pra me dizer “O contato você já tem.”
O restante do dia a Vivi nos apresentou a cidade de Coimbra. A cidade é uma gracinha. Fico feliz pela amiga estar vivendo numa cidade tão agradável.
A noite Sandra e eu ainda fomos ao Shopping Dolce Vita. Mais uma vez saí com mais compras que ela. (RS)


ESPAÑA EN MI CORAZÓN (12/01/2011 – DIA24)

Acordei hoje quase 10h30. Minha preocupação era a Sandra.
Cruzei a cidade a pé em ritmo acelerado preocupado com ela. Chegando no hostel, encontrei a Sandra na sala de computadores. Sentei ao lado dela ofegante e ela nem se tocou que era eu. Deixei até ver aonde ia. Eu disse “não vai falar comigo?” Reação da Sandra: “AI, QUE SUSTO.” É sempre assim... (RS) Graças a Deus fui recebido com um sorriso de alegria pelos meus 1000 pontos e toda curiosidade. Ela disse que depois bateu uma preocupação nela também quanto a mim. Mas ambos estávamos bem. Foi só preocupação de amigos de ambas as parte.
O final da minha noite só restou um pedaço de papel com meu nome no facebook e a expectativa de um contato.
O período da manhã estava reservado para curtir mais um pouquinho da cidade e partirmos para Coimbra, na casa de nossa querida amiga Viviane Andrade. Durante a viagem inteira não falamos mais com ela. Mas prometemos que iríamos.
Despedimos-nos da cidade que tanto nos fascinou com uma deliciosa Paella.

Embarcamos na NAVE MÃE. Eu tomando energético, afinal eu fiquei mais acordado durante a noite, né? E Sandra me provocando com A Cerveja Espanhola São Miguel na mão. Isso está filmado, hein!
Fato: estamos apaixonados por Madrid e queríamos ficar mais – Eu que o diga; Não esperava que fosse gostar tanto desta cidade. Tanto que, em nosso itinerário, Madrid foi a cidade com menos dias programados. Se arrependimento matasse... Enfim, temos que cumprir nosso roteiro de viagem. Portugal, aí vamos nós!

Volveré, Madrid. Te lo prometo.