quarta-feira, 9 de março de 2011

O MARKETING DO ALBUKA

“Sucesso é uma questão de talento, dedicação e investimento. Tem que se investir para se ter sucesso. Qual é o seu talento?”
(Professora Rosane – Aula de Administração de Marketing - 2/3/2011)

“Teatro é uma coisa que eu gosto e sei que sei fazer direito.”
(Eu para a amiga Carol antes da aula da Professora Rosane)

Já faz um tempo que não posto nada por aqui e também a citação acima já faz uma semana que aconteceu. Mas ela está há dias martelando em minha cabeça.

Lembro que quando a professora disse aquilo durante sua aula de administração de marketing eu olhei direto para a Carol e disse “Que soco na boca do meu estomago!” Enfim, fico a pensar por que insisto em fugir de meu caminho? Essa já é até a pergunta que me fazem!

Durante este carnaval mesmo, lembro que me tocava com alegria toda menção ao teatro que via cruzar a avenida. A primeira que vi foi da Mocidade Alegre com a fantasia Teatro. Era uma maneira de a escola ilustrar o seu enredo “Carrossel de Ilusões” mencionando o teatro e os atores como a arte de iludir pessoas. Também teve a Unidos de Vila Maria que transformou em samba a história do Teatro Amazonas. No Rio de Janeiro a Unidos do Porto da Pedra homenageou Maria Clara Machado. Eu nem precisava ler na TV o nome das alas e das alegorias. Eu batia os olhos e sabia cada uma de suas peças. Pluft, A Bruxinha que era boa, O Cavalinho Azul, O rapto das Cebolinhas... E a história do Tablado. Eu não tenho dúvida do que amo.

Sabe, uma grande Rainha já me disse assim:

Say what you like, do what you feel
You know exactly who you are
The time is right now
You got to decide
Stand in the back or be the star

Por isso neste ano ainda irei manter duas linhas de produtos do mercado. O Marketing que faz parte de minha formação e admito que gosto, e o Teatro. O primeiro teve sua campanha de relançamento no final de 2010 com a meta de desenvolvimento em qualidade e de agregar valor a marca e ao conceito em longo prazo. O segundo será relançado. Passa agora por pesquisa de mercado, para se redefinir a distribuição, o design da embalagem, aumento estratégico no preço, investimento em certificações de qualidade, parcerias, promoção e propaganda. É um projeto para se desenvolver no decorrer do ano, mas que já no primeiro semestre estará no mercado, ainda em pontos estratégicos como teste e pesquisa. Ah! E com direito a degustação, viu... ;)