domingo, 30 de janeiro de 2011

OS SABORES E DISSABORES DE PORTUGAL (15/01/2011 – DIA27)

Missão do dia: Fátima e Lisboa.
Fátima, nós combinamos que seria rápido para darmos mais atenção a Lisboa, pois teríamos mais o que ver por lá. Eu até brinquei com a Sandra quanto à cidade de Fátima: “Vamos lá, tiramos algumas fotos, fazemos o sinal da cruz e vamos embora.” (RS) Mesmo porque todos diziam que iríamos nos decepcionar. Que são igrejas modernas e blá-blá-blá...
Definitivamente cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa e por aí vai.
A Sandra, como na Basílica de São Pedro no Vaticano, era claro o seu deslumbre. Como já mencionei, ela é de família católica e portuguesa. Tudo fazia a San se lembrar de seus pais.
Até eu aproveitei para ascender uma vela para minha irmã, pois hoje foi o vestibular dela. Ascendi uma segunda pra ela também, mas não vou postar o motivo aqui. Ela sabe pra quê que é e ainda vai me agradecer por isso. (RS) Uma terceira vela eu ascendi pedindo por tudo que estou por viver em 2011. E são muitos planos pra botar em prática, hein! E eu sei que tudo vai dar certo. É a minha filosofia.
Passamos pela capela das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos. Esta parte é coberta e possui bancos para que os fiéis façam suas preces e também paguem promessas. Havia pessoas andando de joelho ao redor da capelinha.
Depois fomos a um templo gigantesco todo moderno. As cores que se destacavam eram o branco e o dourado. Este é o lugar que para alguns decepciona por não ser antigo e não possuir estéticas do passado como toda a Europa até agora nos ofereceu. Mas, para mim, este templo teve uma outra emoção. Eu senti o valor da arquitetura moderna e uma energia diferente de tudo o que senti nas diversas igrejas que passei por toda a viagem. Não me refiro nem a espiritualidade. Falo de emoções e sensações que a arte expressa e que os sentidos humanos absorvem. O branco e o dourado naquele grande espaço aberto e de muita luz passaram-me a sensação de alegria. Parece que até o ar lá dentro é mais fresco.

Em frente a este templo estava uma grande imagem em homenagem ao Papa João Paulo II. Como esse homem é querido! Para a passagem em Fátima ficar ainda mais especial, uma freirinha muito simpática se aproximou de nós com muita alegria para nos contar que ontem o Papa Bento XVI anunciou a beatificação de João Paulo II em primeiro de março. Ela se despediu de nós e rezou aos pés do mais carismático e popular homem católico da história.

Fomos ainda à Igreja de Fátima. Entramos nesta igreja ao som de seus sinos que batiam ritmados em Ave Ave Ave Maria. Lá dentro podemos ver os túmulos de dois dos pastorinho que lá estão.


No final das contas, ficamos um tempo maior que o esperado. Mas valeu a pena. Encerramos esta passagem comigo filmando a Sandra se derreter de chorar ao celular falando com seu pai. Claro que para completar fomos comprar algumas lembrancinhas e finalmente partir para Lisboa.
Já a primeira vista não achei a cidade tão bela. Estacionamos a NAVE MÃE e seguimos a pé por Lisboa. Fomos primeiro conhecer o Castelo de São Jorge. Logo depois bateu uma fome... Decidimos parar em uma das vielas que passávamos para comer algo. Estávamos em Portugal. Logo, tínhamos que comer? Isso: Bacalhau! O restaurante pra quem olhava de fora não dava nada. O garçom mal humorado... Mas o serviço num todo foi muito, muito bom. Um prato muito bem apresentável, um vinho branco português delicioso e uma comida muitíssimo saborosa. Notei que o sal tinha de menos. Isso foi ótimo! Eu estava realmente apreciando o sabor do peixe, do molho com cebolas que, senti uma leve acidez como de limão e das batatas assadas em rodelas que acompanhavam. Não era um prato nada grande, mas que já antes de terminá-lo estava com uma ótima sensação de saciado. Incrível! Aprendi a comer em Lisboa. (RS)

Voltamos para o centro da cidade. Hora das compras!
Tanto quanto as outras capitais que passei vi muita mendicância e muitas pessoas tentando levar a vida com trabalhos nas ruas. Instrumentistas, estátuas vivas e até um brasileiro dançando samba de gafieira havia por lá.
Nas lojas que passei e entrei nos provadores vi muita sujeira! Até picumãs - aquelas bolinhas de poeira, cabelos e fiapos; encontrei no chão dos provadores da ZARA e da H&M. Além do mau humor que observei que é natural dos portugueses. Definitivamente não era nada pessoal. É coisa da cultura deles mesmo. Saí de Lisboa com a vontade de não voltar nunca mais.
Ai, como queria ter ficado mais em Madrid...

Nenhum comentário:

Postar um comentário