Parece que minhas aulas de marketing estão me deixando neurótico. Estou vendo marketing em tudo! Encontrei uma excelente fonte de estudos do assunto até no filme que conta a história da ex-garota de programa, Bruna Surfistinha.
Trata-se de um excelente case que se pode estudar perfeitamente com olhos empresariais. Assemelha-se a casos de empresas que já tiveram grande êxito no mercado, chegaram próximo a falência e que se reergueram graças à iniciativa de marketing. Vou pontuar abaixo alguns fatores de administração de marketing que encontrei no filme, mas sem tirar o sabor do Doce Veneno do Escorpião para quem ainda não assistiu ou mesmo leu o livro que se baseia o filme.
· Consultoria em marketing – A dona do bordel aconselha utilizar outro nome que não Raquel. Era fraco. Aconselha aproveitar o dia 10 de cada mês que há maior movimento devido ao dia de pagamento;
· Pesquisa – Com os primeiros clientes Bruna começa a compreender a necessidade do mercado;
· Concorrência – Ela tem que se destacar entre suas companheiras de trabalho;
· Foco no cliente – Ela afirma que tratava todos os clientes igualmente. Isto é satisfação. Definiu-se como “a mulher perfeita.” Atendia até para apenas ouvir o cliente;
· Qualidade do produto – Academia, a imagem, o corpo são seu instrumento de trabalho;
· Embalagem – Investimento em roupas, acessórios, estética, cabeleireiro;
· Público alvo – Quando conquista o mercado e melhor poder aquisitivo começa a explorar o público mais sofisticado;
· Matemática financeira – Era muito bem calculada a sua “produção” para manter necessidades, luxos, prazeres e status;
· Eventos – Grande festa de aniversário que a promoveu ainda mais, além de frequentar festas e lugares badalados com a mesmo finalidade;
· Publicidade – Utilização de mídia Internet;
· Assessoria de Imprensa – programa de entrevistas na TV;
· Promoção – Anunciava em seu blog iniciativas que agilizavam a procura;
· Brinde – Quando deixou por conta dela um programa. Mas era nítido que foi um caso que ela sentiu muito prazer;
· Degustação – Dispensa comentários (RS);
· Preço – O preço seleciona o cliente. Começou com R$ 100,00 à hora e chegou a R$ 300,00. Em sua decadência chegou a cobrar apenas R$ 20,00;
· Desejo de consumo - O cliente que passou meses para juntar o dinheiro para um programa com Bruna Surfistinha e pagou tudo em moedas;
· Criação de uma marca forte – O comentário “cara de surfistinha” vindo dos clientes gerou a forte marca Bruna Surfistinha;
· Distribuição (praça) – Quando mudou seu público alvo, passou a atender em um flat muito bem decorado;
· Criatividade e inovação de serviço (diferencial) – Ela tinha olhos muito rápidos para as idéias inovadoras. Foi incrível a caracterização como “surfistinha” nas fotos sensuais para o seu blog e a idéia de classificar o desempenho de seus clientes depois do programa. Isso gerou milhares de visitas e comentários em seu blog. Teve também a idéia de colocar som de aeroporto em seu quarto enquanto os seus clientes atendiam suas esposas no celular;
· Influencias do macro e micro ambiente – Aproveitar o dia de pagamento que há maior movimento e o feedback gerado pela internet no macro ambiente. Relacionamento em família e escola que a levaram a sair de casa. O roubo que sofreu no bordel e as drogas que a levaram a decadência;
· Lançamento de novo produto – Depois de se reerguer, planeja o fim de seu trabalho como garota de programa e lança seu livro que se tornou best seller, foi traduzido em 15 idiomas, virou filme, lhe proporcionou fama e o fundamental para o marketing, MUITO LUCRO.
Fico na dúvida se Bruna Surfistinha é uma puta marketeira ou uma marketeira puta. (KKKKK)
Mas como também sou ator, eu tenho que fazer minhas considerações quanto à arte, não é?
A história está bem amarrada de maneira que não se perde o foco. Deborah Secco me surpreendeu! Ela conseguiu representar faces diferentes da personagem que definem perfeitamente cada momento que Raquel, a Bruna Surfistinha, viveu. Talvez muita gente se choque com o teor de sexualidade do filme. Mas como diria Madonna: Oops I didn't know I couldn't talk about sex... Vale a pena conferir. Até um estudo de administração de marketing ele me rendeu!
Resumindo... ADOREI o filme!
ResponderExcluirComo eu disse... Tudo marketing pessoal...
ResponderExcluirSó acho que o filme demorou demais pra ser produzido...Era pra sair no máximo 2 anos depois do livro, enquanto se falava muito nele...