sábado, 26 de março de 2011

UM "PUTA" ESTUDO DE MARKETING

                   Parece que minhas aulas de marketing estão me deixando neurótico. Estou vendo marketing em tudo! Encontrei uma excelente fonte de estudos do assunto até no filme que conta a história da ex-garota de programa, Bruna Surfistinha.
Trata-se de um excelente case que se pode estudar perfeitamente com olhos empresariais. Assemelha-se a casos de empresas que já tiveram grande êxito no mercado, chegaram próximo a falência e que se reergueram graças à iniciativa de marketing. Vou pontuar abaixo alguns fatores de administração de marketing que encontrei no filme, mas sem tirar o sabor do Doce Veneno do Escorpião para quem ainda não assistiu ou mesmo leu o livro que se baseia o filme.

·       Consultoria em marketing – A dona do bordel aconselha utilizar outro nome que não Raquel. Era fraco. Aconselha aproveitar o dia 10 de cada mês que há maior movimento devido ao dia de pagamento;
·       Pesquisa – Com os primeiros clientes Bruna começa a compreender a necessidade do mercado;
·       Concorrência – Ela tem que se destacar entre suas companheiras de trabalho;
·       Foco no cliente – Ela afirma que tratava todos os clientes igualmente. Isto é satisfação. Definiu-se como “a mulher perfeita.” Atendia até para apenas ouvir o cliente;
·       Qualidade do produto – Academia, a imagem, o corpo são seu instrumento de trabalho;
·       Embalagem – Investimento em roupas, acessórios, estética, cabeleireiro;
·       Público alvo – Quando conquista o mercado e melhor poder aquisitivo começa a explorar o público mais sofisticado;
·       Matemática financeira – Era muito bem calculada a sua “produção” para manter necessidades, luxos, prazeres e status;
·       Eventos – Grande festa de aniversário que a promoveu ainda mais, além de frequentar festas e lugares badalados com a mesmo finalidade;
·       Publicidade – Utilização de mídia Internet;
·       Assessoria de Imprensa – programa de entrevistas na TV;
·       Promoção – Anunciava em seu blog iniciativas que agilizavam a procura;
·       Brinde – Quando deixou por conta dela um programa. Mas era nítido que foi um caso que ela sentiu muito prazer;
·       Degustação – Dispensa comentários (RS);
·       Preço – O preço seleciona o cliente. Começou com R$ 100,00 à hora e chegou a R$ 300,00. Em sua decadência chegou a cobrar apenas R$ 20,00;
·       Desejo de consumo - O cliente que passou meses para juntar o dinheiro para um programa com Bruna Surfistinha e pagou tudo em moedas;
·       Criação de uma marca forte – O comentário “cara de surfistinha” vindo dos clientes gerou a forte marca Bruna Surfistinha;
·       Distribuição (praça) – Quando mudou seu público alvo, passou a atender em um flat muito bem decorado;
·       Criatividade e inovação de serviço (diferencial) – Ela tinha olhos muito rápidos para as idéias inovadoras. Foi incrível a caracterização como “surfistinha” nas fotos sensuais para o seu blog e a idéia de classificar o desempenho de seus clientes depois do programa. Isso gerou milhares de visitas e comentários em seu blog. Teve também a idéia de colocar som de aeroporto em seu quarto enquanto os seus clientes atendiam suas esposas no celular;
·       Influencias do macro e micro ambiente – Aproveitar o dia de pagamento que há maior movimento e o feedback gerado pela internet no macro ambiente. Relacionamento em família e escola que a levaram a sair de casa. O roubo que sofreu no bordel e as drogas que a levaram a decadência;
·       Lançamento de novo produto – Depois de se reerguer, planeja o fim de seu trabalho como garota de programa e lança seu livro que se tornou best seller, foi traduzido em 15 idiomas, virou filme, lhe proporcionou fama e o fundamental para o marketing, MUITO LUCRO.

Fico na dúvida se Bruna Surfistinha é uma puta marketeira ou uma marketeira puta. (KKKKK)

Mas como também sou ator, eu tenho que fazer minhas considerações quanto à arte, não é?
A história está bem amarrada de maneira que não se perde o foco. Deborah Secco me surpreendeu! Ela conseguiu representar faces diferentes da personagem que definem perfeitamente cada momento que Raquel, a Bruna Surfistinha, viveu. Talvez muita gente se choque com o teor de sexualidade do filme. Mas como diria Madonna: Oops I didn't know I couldn't talk about sex... Vale a pena conferir. Até um estudo de administração de marketing ele me rendeu!


2 comentários:

  1. Como eu disse... Tudo marketing pessoal...

    Só acho que o filme demorou demais pra ser produzido...Era pra sair no máximo 2 anos depois do livro, enquanto se falava muito nele...

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